Com que idade começa a perda auditiva e quais são os sintomas?
Quando envelhecemos, as células ciliadas da orelha interna começam a ser perdidas. No entanto, algumas pessoas perdem a audição mais cedo que outras, e nem todas são impactadas com o mesmo nível de intensidade. A presbiacusia, ou perda auditiva relacionada à idade, afeta a todos nós e mais cedo do que pensamos.
Entre as idades de 30 e 40 anos, é possível começar a sentir uma piora na audição. Um em cada cinco adultos sofre de perda auditiva e, aos 80 anos, metade da população enfrenta esse problema. Primeiro, começamos a perder a capacidade de ouvir sons agudos, como sons dos passarinhos, campainhas e principalmente, sons de fala, sendo o primeiro sintoma do processo de perda auditiva.
Por essa mesma razão, quando temos uma certa idade, identificamos vozes femininas piores do que vozes masculinas, e também temos mais problemas para entender o que elas estão nos dizendo em ambientes barulhentos, dando a percepção de que as pessoas que estão falando estão realmente balbuciando. Outros sintomas são: zumbido, dores de cabeça, tonturas e problemas gerais de visão. Qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve ir ao médico para determinar se eles estão sofrendo de perda auditiva relacionada à idade ou algum outro problema.
Embora a presbiacusia afete a todos, as pessoas que correm maior risco de sofrê-la com maior intensidade são aquelas que estão expostas a fatores hereditários ou a ambientes com muito ruído, bem como fumantes e pessoas com certas patologias.
Não há cura para a perda auditiva, mas hoje existem soluções que nos permitem levar uma vida normal. Nesse sentido, os aparelhos auditivos podem ser muito úteis!
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp:
* Nome * Idade * Celular * E-mail Iniciar a conversa